ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PORTO ALEGRE
Rua João Dallegrave, número 130, Bairro Morro Santana - Porto Alegre, RS.
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O futuro do Planeta está em nossas mãos!
PROJETO MEIO AMBIENTE
PROJETO INTERDISCIPLINAR
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1° Trimestre de 2010
1. JUSTIFICATIVA
Aquecimento global, mudanças climáticas, poluição do ar, recursos naturais finitos, má destinação do lixo, entre tantos outros conceitos e expressões reiteradamente utilizadas na mídia e nos meios acadêmicos de uma forma geral para referir-se a um só problema: a ação do homem sobre o Meio Ambiente está transformando nosso Planeta em um local perigoso para a Vida de um modo geral.
Os índios amazônicos, em uma de tantas de suas cartas à sociedade branca, nos alertam que “Quando a última árvore cair derrubada; quando o último rio for envenenado; quando o último peixe for pescado; só então vocês se darão conta de que dinheiro é coisa que não se come.” Está mais do que na hora desta sabedoria ser resgatada, para que possa ser devidamente respeitada, compreendida e apreendida, pois há muito o que aprender com quem sabe conviver harmonicamente com a natureza.
Obviamente, esta temática deve ser permanentemente trabalhada em todos os espaços, dentro e fora da escola. Porém, decidimos que este ano iniciaríamos com o Projeto Meio Ambiente para poder aprofundar conceitos e expressões que têm se feito presentes na vida dos alunos através da televisão, jornais, filmes, conversas em família e outros espaços por onde circulam.
Como professoras e professores, precisamos capacitar nossos alunos a fazer a devida leitura do mundo em que estamos todos inseridos. Após terem as ferramentas conceituais necessárias para fazerem esta leitura, os estudantes da Escola Porto Alegre poderão tomar uma posição sobre as questões relacionadas ao Meio Ambiente, e a partir dessa posição, agir como cidadãos e cidadãs para mudarem o que julgarem que está errado. Acreditamos que, urgentemente, a Escola deve impulsionar esta mudança.
2. OBJETIVO GERAL
Perseguimos como Escola o objetivo geral de formar cidadãos e cidadãs que transformem de forma positiva aspectos insatisfatórios da realidade. Hoje, nos sentimos, mais do que nunca, na obrigação de trabalhar com um maior aprofundamento o tema do Meio Ambiente, devido às razões apresentadas na Justificativa.
2.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
De uma forma geral, temos os seguintes objetivos com este Projeto:
- integrar as diferentes disciplinas e séries de nossa Escola, promovendo relações entre elas, no esforço de romper as barreiras que fragmentam o conhecimento, os professores e os alunos;
- através da integração via Projeto Coletivo comum, estamos promovendo a cultura da paz em nossa escola, pois quando todos estão engajados em um Projeto comum, o clima de integração e trabalho tendem a se impor sobre o clima desgastante da fragmentação e do saber não-significativo;
- fazer do aprendizado fonte de prazer e de saber significativo, promovendo no aluno e no professor vontade de ensinar e de aprender;
- mostrar à comunidade escolar o quanto os alunos podem produzir coisas maravilhosas, interessantes e inteligentes, aumentando a auto-estima dos estudantes e também de seus pais, mães, responsáveis, vizinhos, etc.;
- através da mostra dos trabalhos, trazer a comunidade escolar para dentro da Escola para admirar, conhecer e interagir de forma positiva com a produção de saberes que se dá dentro da Escola;
- fazer com que os alunos e os professores se apropriem e se aprofundem dos diversos conceitos, fatos, notícias, tecnologias etc, relacionados ao Meio Ambiente, para poderem ser mais eficazes em suas ações de transformação da realidade, afinando o senso crítico e a capacidade de ação de todos os envolvidos;
- mostrar a relação índios-natureza, mostrando e valorizando a cultura indígena em sua diversidade e em seu profundo respeito à natureza, sua consciência de que o homem é parte da natureza, e, como tal, deve conhecê-la e respeita-la;
- fazer a relação sempre necessária do saber desenvolvido na Escola com a realidade, buscando tratar da questão do Meio Ambiente no entorno da Escola, em seus diversos aspectos, indo do local (bairro) ao global (mundo) dentro do mesmo tema.
3. ATIVIDADES
3.1.ATIVIDADE GERAL: SÉRIES INICIAIS E FINAIS
- Culminância do Projeto aberta à Comunidade Escolar: em um sábado eleito no calendário, abrimos a Escola para toda a comunidade visitar os resultados finais do Projeto. Para esta ocasião, as turmas de séries Iniciais e Finais deverão pensar no que mostrarão neste dia, expondo todo o trabalho produzido em sala de aula, fotos, desenhos, maquetes, teatro, música, experimentos científicos, enfim, tudo o que foi pesquisado ao longo do trimestre é mostrado neste dia, bastante esperado por pais, professores e alunos.
- Formação de Professores: aproveitando o espaço de uma de nossas Reuniões Gerais fixas, convidamos dois catadores de materiais recicláveis que coordenam regionalmente o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, o Alexandre e o Luciano. Eles explicaram aos professores todo o seu processo de trabalho e toda a sua luta para conquistar um espaço digno na sociedade. Foi uma experiência rica e impressionante para todos, pois desconhecíamos o nível de organização destes trabalhadores tratados tão injustamente pelo poder público.
3.2.ATIVIDADES ESPECÍFICAS
3.2.1.Séries Iniciais
- Visita guiada ao Jardim Botânico: exploração da flora e fauna locais, escuta de lendas indígenas e populares sobre as árvores, apreciação da natureza e o bem-estar que ela nos proporciona;
- Oficinas Ecológicas:
- como plantar temperos;
- “cabeções”: plantio de sementes de alpiste, em bolas de terra envoltas com meia-calça. Alunos fizeram rostos nos “cabeções” e cuidaram deles para que nascessem seus “cabelos” (alpiste);
- objetos de material reaproveitável e reciclável (cestinhas de garrafa PET, murais de jornal, brinquedos e floreiras);
- sacolas de jornal.
3.2.2.Séries Finais
- Gincana do Meio Ambiente: durante 3 dias, as turmas ficaram envolvidas em diversas tarefas relacionadas ao Meio Ambiente. A turma que conseguisse cumprir todas as tarefas e mostrasse maior espírito de equipe, ganharia um passeio ao Parque Ecológico de Itapoã. Segue a lista das tarefas que foram anunciadas com antecedência para as turmas:
1) Apresentar o KIT solicitado com os materiais de cada equipe (o KIT consiste em uma lista de materiais escolares e materiais recicláveis que os alunos terão que utilizar nas tarefas-relâmpago);
2) Cada equipe deve ter um nome, e escrevê-lo em uma cartolina para ser afixado na porta da sala de aula com o tema “meio ambiente”;
3) A equipe deverá elaborar um grito de guerra para a equipe com o tema “meio ambiente”;
4) Reciclagem de papel: cada equipe deverá reciclar papel de forma a criar uma folha (de papel reciclado). Nesta folha a equipe deverá pintar ou desenhar uma arte voltada a ecologia/reciclagem;
5) Fotografar (digital ou não) em nossa região 5 fotos de exemplos de acúmulo de lixo na rua, 5 fotos de exemplos de natureza e de 5 exemplos de “lixo no lixo” (correto). A equipe deverá colocar o endereço em cada foto foi tirada. Trazer em pen drive, CD, cartão de memória ou enviar por e-mail para a escola.
6) Confecção de painel (ou cartaz) explicando o que vai em cada lixo (dizer o tipo de lixo e exemplos de lixo que devem ser colocados nele);
7) Confecção de uma lixeira para o lixo seco. A lixeira deverá ser firme de plástico ou de papelão duro e de cor laranja, e conter uma placa informativa “lixo seco” nela; (após a Gincana, cada sala de aula ganhou uma lixeira de lixo seco);
8) Confecção de uma peteca com material reaproveitado;
9) A equipe deverá entregar uma floreira com uma folhagem contendo o nome popular e científico da sua planta além do número da turma em uma plaqueta. A folhagem pertencerá à turma e esta deverá cuidar durante o ano de 2010. A turma que melhor cuidar de sua planta receberá ao final do ano letivo um prêmio especial;
10) Cada equipe deve eleger uma dupla de coordenadores (de preferência, um menino e uma menina), que deverão estar identificados com um crachá com seus nomes, turma e nome da Equipe.
TAREFAS-RELÂMPAGO: são tarefas que serão dadas na hora, chamando os coordendores das equipes através de um sinal combinado (no nosso caso, a sineta). São elas:
1. Montar uma esquete de teatro sobre o Meio Ambiente;
2. Criar um Poema sobre o Meio Ambiente;
3. Decorar o seu “QG” (sala da turma);
4. Em duplas, jogar com as petecas que a turma confeccionou. A dupla que manter-se mais tempo jogando com a peteca no ar, vence a tarefa;
5. Fazer uma placa para uma passeata que será feita pelo bairro, em prol do Meio Ambiente;
6. Passeata: as equipes ais animadas e organizadas na passeata ganharão pontos extras;
7. porcentagem por presença: as equipes com mais presença ganharão pontos extras;
8. Confecção de uma roupa para um casal escolhido pela equipe desfilar. A roupa deverá ser toda com materiais recicláveis. Um júri avaliará os seguintes itens: criatividade, uso de materiais recicláveis, beleza da roupa e simpatia da dupla.
3.3. ATIVIDADES POR DISCIPLINA – SÉRIES FINAIS
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
Foi montada uma peça de teatro baseada em um roteiro de teatro com o título “O Mundo de Zó”, encontrado na página http://www.projetospedagogicosdinamicos.com/teatromagico.htm , que faz uma releitura do “Mágico de Oz” e passa uma mensagem ecológica. O roteiro, o figurino e o cenário foram trabalhados nas aulas de Língua Portuguesa, e os ensaios e toda a preparação do grupo de alunos foram feitos nas aulas de Educação Artística.
CIÊNCIAS
- Estudo das formas de tratamento de lixo no Brasil e em Porto Alegre e entender os problemas causados por nossos maus hábitos;
- Construção de capachos de madeira com tampinhas de garrafa pregadas para colocar nas entradas da Escola;
- Confecção de sabão caseiro a partir de óleo de cozinha usado;
- Construção de um aquecedor solar de água com garrafas PET para ser instalado na cozinha da Escola;
- Construir um filtro de água caseiro;
- Construir um boneco papa-pilhas com sucata;
- Confeccionar armadilhas para o mosquito da dengue com garrafas PET;
- Produzir maquetes mostrando locais poluídos x locais preservados.
MATEMÁTICA
- Estudar e interpretar as contas de água e luz, bem como algumas formas de mudar a rotina para reduzi-las e economizar água e luz.
LÍNGUA PORTUGUESA
- A partir da charge de Iotti mostrando Chapeuzinho Vermelho em meio a uma floresta devastada, produzir charges a partir de histórias/ contos infantis ilustrando as conseqüências da devastação da natureza pelo homem;
- Lendas indígenas: estudar a literatura indígena, mostrando a diversidade das diferentes nações indígenas brasileiras. Atividade: montar um livro ilustrado com lendas indígenas brasileiras e pesquisar sobre o assunto;
- Confecção de Folder de propaganda de entidades que protegem o Meio Ambiente. Pesquisa na internet para elencar algumas entidades, coletar informações e imagens sobre elas, conhecer o que é um Folder e confeccionar um a partir da pesquisa;
- Lixo na Idade Média e os Contos de Fadas: trabalho integrando Língua Portuguesa e História, onde os alunos estudam como eram os castelos e aldeias na Idade Média na realidade (lixo, falta de higiene pessoal, pestes, etc) e a imagem da época que é passada pelos contos de fadas (brilho, glamour, beleza, etc). Criação de contos de fadas que retratem a realidade da Idade Média;
- Produção de folders sobre coleta seletiva no bairro, com horários, telefones e orientações de como separar o lixo;
- Leitura e interpretação de charges sobre o Meio Ambiente, criticando a relação lucro x natureza. Produção de charges dos alunos que tratem sobre o tema;
- Pesquisa sobre a produção excessiva de Garrafas Pet e as conseqüências disso para o Meio Ambiente. Pesquisa sobre os danos à saúde causados pelos Refrigerantes. Leitura e interpretação de rótulos de Refrigerante. Produção textual: rótulos de bebidas naturais e outdoors de propaganda dessas bebidas;
- Produção de Fanzine contendo diversas notícias relacionadas com ecologia e questão indígena;
- Visita à um Galpão de Reciclagem para conhecer a realidade dos catadores e recicladores e entender o processo de reaproveitamento do lixo seco. Produção de relato sobre a visita;
- Assistência, debate e produção de texto sobre o filme “Uma Verdade Inconveniente”.
EDUCAÇÃO FÍSICA
- Pesquisa e confecção de brinquedos e jogos com materiais recicláveis;
- Pesquisa e confecção de Caleidoscópios com materiais recicláveis.
HISTÓRIA
- Estudo, pesquisa e produção de cartazes, banners e maquetes sobre a História e a Cultura dos Índios Brasileiros;
GEOGRAFIA
- Estudo, pesquisa e produção de cartazes sobre a localização geográfica das diferentes nações indígenas;
- Estudo, pesquisa e produção de cartazes, banners e maquetes sobre a questão da destinação do lixo em diversos países da Europa.
4. AVALIAÇÃO
4.1. Avaliação dos alunos pelos professores
Os alunos serão avaliados por seu envolvimento com o Projeto por cada professor em sua disciplina dentro da proposta que é colocada no início do trimestre. A avaliação é processual, com acompanhamento dos professores do envolvimento, aprendizagem e compromisso dos alunos. Na culminância do Projeto, será possível avaliar o final do processo, percebendo o que foi realmente aprendido através das apresentações dos alunos aos visitantes, além da qualidade dos trabalhos expostos.
4.2. Avaliação do Projeto pelos alunos
Os alunos, no espaço da sala de aula e no Conselho de Líderes, têm o espaço para avaliar o Projeto. Cabe aos líderes realizarem uma reunião com as suas turmas e escreverem os aspectos positivos e a melhorar do Projeto, segundo os alunos. Após estas reuniões por turma, os líderes levarão essas avaliações ao Conselho de Líderes, para elaborarmos uma Avaliação única dos Alunos que represente com maior amplitude a opinião dos estudantes. É importante destacar também que haverão Conselhos de Líderes durante todo o trimestre, dando a possibilidade dos alunos avaliarem o processo do Projeto a qualquer momento.
4.3. Avaliação do Projeto pelos Professores
Os espaços de Reunião são os lugares propícios para fazer esta avaliação, tanto do Processo, se ele precisa de ajustes, quanto da Culminância. Erros e acertos devem ser apontados e registrados para servirem de guias para o próximo Projeto.
4.4. Avaliação do Projeto pela Comunidade Escolar
A Comunidade Escolar, além dos espaços do C.P.M. e Conselho Escolar, também poderão avaliar o Projeto através de fichas avaliativas com alguns itens para marcar que serão distribuídas no dia da Culminância, para serem posteriormente tabuladas.
LISTAS DE MATERIAIS 2012
PROJETO MEIO AMBIENTE POR ESCRITO
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