FORMATURA DO JARDIM 2009 E NOITE DO PIJAMA



Fotos do dia da formatura e da Noite do Pijama na Escola POA! Para entrar no álbum, é só clicar em cima das imagens acima. Quem quiser me mandar mais para compartilhar com os demais pais e profes, enviem para o email do blog: escolapoa.sos@gmail.com. PARABÉNS A TODOS OS FORMANDOS DO JARDIM MANHÃ E JARDIM TARDE E A SEUS FAMILIARES!

vídeo Consciência Negra



Este vídeo tem música: "They don´t care about us", do Michael Jackson, que foi uma das músicas que o grupo maravilhoso do MAIS EDUCAÇÃO dançou no sábado, dia da culminância do projeto Consciência Negra. Então, aumente o volume das caixinhas de som e acompanhe as fotos, estão por ordem de acontecimentos...
O projeto foi de toda a escola, com envolvimento dos professores e alunos do jardim à oitava série, durante o terceiro trimestre de 2009, organizado pela professora Íris Dornelles, que batalha incansavelmente para que tenha este projeto há pelo menos 7 anos. Ela inspirou todo o mundo de um jeito dessa vez, que saiu tudo maravilhoso!

CONSCIÊNCIA NEGRA


CLIQUE EM CIMA PARA COPIAR ESSAS FOTOS!
Vai abrir um álbum do PICASA e você poderá escolher e copiar as fotos que quiser!

PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA - EPA 2009 - Filme "Besouro"


No dia 16 de novembro, fomos ver o filme "Besouro" no cinema. Levamos as turmas de sexta à oitava série, devidamente autorizados pelos responsáveis. O filme aborda várias questões importantes no debate e formação da Consciência Negra: religião afro, capoeira, luta por direitos dos negros, o papel da mulher negra, a situação dos negros logo após a abolição, etc...e, é claro, conta a história de uma grande referência da luta negra: o lendário guerreiro Besouro Magangá. É um lindo filme!

Releituras de imagens - Projeto Consciência Negra



A professora Íris Dornelles trabalhou com as turmas 61, 71 e 72 a releitura de imagens africanas e ligadas à Consciência Negra, e nos alegra com um painel colorido e cheio de mensagens importantes, tiradas dos provérbios africanos. Lindas obras!

Se você quiser olhar uma por uma e ler as mensagens, clique em cima dos slides, vai abrir o Picasa na web e você pode olhar uma por uma e ainda salvar em seu computador.

Visita ao Zoo - 2009 - com som!

No dia 6 de novembro de 2009, as turmas do Jardim da manhã (Profa. Jaqueline) e e do Jardim da tarde (Profa. Ana Lúcia), o primeiro e o segundo ano (Profa. Tânia), as turmas 21A e 22A, da profa Rosa, a turma 23 A (Profa. Vânia), a 31A (Profa. Lissandra), a 32A (Profa. Taís), a 31B e a 32B (Profa. Terezinha) e a turma 41 (Profa. Ana Jandira), além da presença da vice-diretora Jussara Cecchinni, foram visitar o Jardim Zoológico de Sapucaia.

A visita, além de superdivertida, serviu de base para os projetos das Séries Iniciais para o mês da Consciência Negra. O Projeto enfatiza a valorização do continente Africano. Um dos aspectos do berço da humanidade é a sua natureza exuberante. No passeio, os pequeninos conheceram de perto o elefante, a girafa, o leão e a zebra.

PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA




Bonequinhos para imprimir, colorir e vestir. Copiem à vontade!

Eleição para diretor - dia 28 de outubro de 2009



No dia 28 de outubro, foi eleita a gestão da EEEF Porto Alegre dos anos 2010-2012. Houve somente uma chapa inscrita, que alcançou o quórum necessário para assumir o desafio. A nova direção é composta por:
Diretora: Professora Jussara Cecchinni
Vices: Professora Taís Trindade e Professora Luciana Soares


No dia 28 de outubro, na aula de Inglês da turma 51, a Renata, nossa querida ex-monitora, deu uma palestra sobre sua viagem de trabalho aos Estados Unidos. Ela trabalhou em um acampamento de férias para crianças, em uma pequena cidade do interior. Ela nos contou que os americanos são extremamente patriotas e valorizam muito sua própria história e cultura, porém, conhecem muito pouco dos demais países. Ela conta que foi perguntada se morava em uma casa na árvore, na floresta...Também falou da comida, muito calórica e pesada, que os americanos comem de manhã à noite. Não é à toa que é o país mais obeso do mundo...
Renata também foi a Nova Iorque, e lá conheceu vários pontos turísticos, que mostrou aos alunos. Obrigada, Renata, pelo relato tão rico!

NOTA DE FALECIMENTO


O blog Escola Porto Alegre hoje está de luto. Faleceu o funcionário Sandro Conceição Lima dos Santos, trabalhador de nossa escola. O Sandro era uma pessoa alegre, de bem com a vida, trabalhador, sempre simpático com todos e um colorado apaixonado pelo time campeão de tudo.

Nessa foto, fica a imagem do sorriso que vai deixar saudades.

Nossos pêsames à família do Sandro.

Jogos de Primavera

MAQUETES TURMA 42



A estagiária da professora Greissi na turma 42, a Cida, fez um trabalho muito bonito com a turma. Eles pesquisaram a imigração no Rio Grande do Sul, e fizeram maquetes sobre os povos que formaram nosso estado. Confira as fotos!

CARTAZES - EDUCAÇÃO FÍSICA - Prof. Marcelo



VII GINCANA DAS CORES - Fotos para vocês copiarem!!!



É só clicar em cima deste quadrinho que vai abrir uma página com toda a galeria das fotos, no PICASA WEB. Daí, é só escolher a foto que vocês quiserem!!!

VII Gincana das Cores

Jogos de Primavera


Nos dias 13 e 14 de outubro de 2009, foram realizados os JOGOS DE PRIMAVERA da EPA. A professora Nara, de Educação Física, nos relata que estimulou bastante as meninas no FUTSAL, e elas corresponderam: formaram 9 times de futsal, e muitos talentos se revelaram. O primeiro lugar nessa modalidade ficou com a turma 72, com as jogadoras Stephanie, Graziele ("Bibão"), Thaís, Josiane e Pâmela. Parabéns a todas que jogaram e provaram que "lugar de mulher é onde ela quiser"!

Visita a Feira do Livro da EEEF Prof. Leopoldo Tietbohl

No dia 8 de outubro, alunos e alunas da EEEF POA foram visitar a VIII Feira do Livro da EEEF Leopoldo Tietbohl, guiados pela prof. Sandra R. Soares, que já trabalhou nesta escola. A feira é muito bem organizada, recebe autores renomados. O patrono deste ano foi Luís Augusto Fisher. Visitamos as exposições dos alunos, assistimos ao sarau e conhecemos as dependências da escola. Obrigado a toda a equipe do Tietbohl e aos alunos pela recepção, e parabéns pelo maravilhoso trabalho!

Aos que quiserem copiar fotinhos para seus orkuts e afins, eis o link:

Fotos

Festa do Chimarrão

MANIFESTO DE PROFESSORES DA ESCOLA PORTO ALEGRE

OUÇAM NOSSA VOZ!
Carta de pedido de solidariedade à Educação Pública
Nós, professoras e professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Porto Alegre, localizada em Porto Alegre, Morro Santana, que atendemos 800 alunos – em sua grande maioria carentes – da educação infantil à oitava série do ensino fundamental, resolvemos abrir nosso coração e dividir com vocês algumas coisas que muito têm nos incomodado com relação aos (des) caminhos da Educação do RS.
Através deste documento, gostaríamos de tornar públicos nossos sentimentos no que diz respeito às mudanças que estão sendo veiculadas sobre nosso Plano de Carreira. Essas mudanças, do nosso ponto de vista, não têm por objetivo a melhoria da Educação Pública do RS, e sim, a transformação da escola em uma empresa. O objetivo de uma empresa é gerar lucros. O objetivo de uma escola pública é gerar cidadãos conscientes, capazes de interferir em suas realidades para transformar o mundo em um local mais fraterno, justo e humano. Isso não pode ser medido com números e índices de pesquisas.
Queremos manifestar nossa indignação não apenas com nosso baixo salário, pois este fato já é bastante conhecido do público em geral. Estamos indignados com a falta de respeito com que somos tratados por este governo, representado pela Secretária de Educação do RS e seus cargos de confiança. Em reuniões, jornais, televisão, rádio, eventos, etc, somos achincalhados, humilhados, chamados de acomodados, de preguiçosos, de estagnados, somos mostrados como “um peso” no orçamento estadual, nossas aulas são chamadas de “medíocres”, nossa formação é colocada como insuficiente. Em entrevista para a imprensa, a secretária declarou que “merecemos apanhar dos alunos” simplesmente pelo fato de reclamarmos nossos direitos cada vez que sentimos que eles estão sendo atacados e por sermos uma categoria organizada. Há anos lutamos pela Educação. É graças ao nosso esforço – e somente a ele – que o Rio Grande do Sul ainda tem os melhores índices de Educação do país.
Enquanto o governo corta investimentos em educação, descumprindo a lei de aplicar 35% do orçamento do Estado em Educação Pública, nós continuamos acreditando no aluno e trabalhando.
Nossa escola mantém projetos como: “Navegar é preciso, nas ondas da Língua Portuguesa”, um projeto interdisciplinar sobre a Reforma Ortográfica. Desde 2000, realizamos atividades dentro do “Projeto Consciência Negra” durante todo o último trimestre. Há anos mantemos o projeto “Idade Média na História, na Literatura e no cinema”, e “Mitos e Heróis Gregos”. Este ano, estamos organizando o projeto “Educando para a Cidadania”, envolvendo os professores de Ensino Religioso. Temos diversos projetos na Educação Infantil e anos iniciais. As fotos e os projetos na íntegra estão em nosso blog (http://escolaportoalegre.blogspot.com) .
Sempre mantivemos reuniões pedagógicas, atendimento aos pais, gincanas culturais e esportivas, passeios culturais e de lazer, palestras e oficinas para a comunidade entre outras atividades. Investimos na apresentação, bem-estar e na auto-estima dos alunos, promovendo recolhimento de roupas e calçados, livros paradidáticos, material escolar. Fazemos questão de organizar as formaturas dos alunos da Educação Infantil e da oitava série, celebrando-as como momentos únicos e um ritos de passagem fundamentais em nossa escola. Com todo esse trabalho e investimento pessoal do corpo docente, percebemos a mudança de postura e o crescimento de nossos alunos como pessoas e cidadãos.
Não gostaríamos de perder todas essas conquistas históricas e as vitórias que já alcançamos com nossa comunidade. Em nossa escola, temos uma marca muito forte de profissionalismo e compromisso. Buscamos formação permanentemente, levamos a sério nossas reuniões e projetos, vemos nosso papel como central na comunidade onde estamos inseridos. Porém, ultimamente, esse sentimento vem mudando... Nosso dia-a-dia tem sido tomado por colegas desestimulados, entristecidos, precarizados, buscando advogados para garantir seus direitos mínimos. Nunca ouvimos tanto as palavras “exoneração”, “cansaço”, “doença”, “dores”. Há colegas buscando forças até em medicamentos, travando uma luta pessoal contra o próprio desânimo e baixa auto-estima.
Pedimos sua ajuda para que esta situação não se torne ainda mais grave. Queremos ser ouvidos e respeitados, pois a grande maioria de vocês, nossos interlocutores, passou pela escola pública como educandos ou como educadores.
Pedimos que divulguem esse documento, repassem, deem sugestões e nos ajudem a encontrar saídas, lutando ao nosso lado.
Entrem em contato conosco pelo e-mail: escolapoa.sos@gmail.com
Endereço da Escola: Rua João Dallegrave, número 130 – Morro Santana, Porto Alegre, RS. CEP: 91270-160. fone/fax: 3387-7988
ASSINADO:
Grupo de professores da Escola de Ensino Fundamental Porto Alegre

Projeto Navegar é Preciso: teatro

A professora Rosalva anuncia o teatro que está para começar para um público que aguarda ansioso!


O espetáculo começa com uma grande onda chegando...se mexendo...


Depois, os povos foram chegando...guerreando...se misturando...impondo uma língua sobre a outra...tentando se entender...uma língua nasce desse conflito: o português brasileiro


Aí está toda a trupe, felizes com o belo trabalho! Parabéns


Projeto Navegar é Preciso: Teatro

As professoras Fernanda (Artes) e Rosalva (História), junto com um grupo de alunos de diversas turmas, criaram uma peça de teatro sobre a formação da língua portuguesa. Foi muito linda a apresentação, deixando todos "arrepiados" de tão forte. Parabéns!










Projeto Navegar é Preciso: Coral

O Coral, organizado pela professora Eveline, cantou a música "Era uma casa portuguesa, com certeza", para alegrar nossa manhã de sábado!

Projeto Navegar é Preciso: equipe


A Equipe Diretiva, a Equipe de Professores e de Funcionários foram fundamentais para o sucesso do projeto. Estamos de parabéns!



Projeto Navegar é Preciso ciências e matemática

Na Sala de Ciências e Matemática, pudemos conhecer o alfabeto grego. O grego é uma das línguas que está na origem da Língua Portuguesa. Também na sala de Ciências e Matemática, os visitantes puderam levar amostras de diversos chás. Puderam conhecer suas propriedades medicinais e a origem do chá. O hábito de tomar chá foi herdado dos indígenas e fortalecido pelos açorianos que colonizaram Porto Alegre.

Os visitantes podiam também sair tomando uma provinha de chá, ideal para esquentar nesse frio que está fazendo! As gurias das sextas séries explicaram aos visitantes tudo que pesquisaram nas aulas, com toda a simpatia de sempre!




Projeto Navegar é Preciso: língua portuguesa

Na Sala de Língua portuguesa, os alunos e a comunidade visitaram as produções textuais realizadas pelas turmas de sexta à oitava série. Os visitantes também puderam fazer alguns passatempos divertidos com as mudanças na ortografia. Além disso, saíam da sala levando uma revista produzida pelas sétimas séries e um marcador de livros produzido pelas quintas séries.

Projeto Navegar é Preciso: história e geografia

Esta é a Sala de História e Geografia, onde a turma 81 e as sextas séries expuseram os trabalhos de pesquisa através de painéis, maquetes, livrinhos e álbuns sobre a história da língua portuguesa, da colonização e de Portugal. Havia até provinha de arroz de leite, que é uma doce português, descoberta feita durante a pesquisa.

Projeto Navegar é Preciso: abertura do dia 6 de junho

No dia 6 de junho de 2009, foi realizada a cuminância do Projeto Navegar é preciso nas ondas da língua portuguesa. A abertura foi feita pela diretora Mônica Kroth (foto abaixo) e pela professora de Língua Portuguesa Íris Dornelles Alves (na foto abaixo, com microfone em punho). A escola estava cheinha de alunos, inclusive alunos já formados que sempre voltam para nos visitar! Ficamos muito felizes! A professora Íris foi guiando os visitantes por um caminho de cartazes que iam explicando as novas regras ortográficas, até chegar nas salas ambiente, onde haviam mais novidades.










Navegar é preciso...nas ondas da Língua Portuguesa


Este é um projeto interdisciplinar e intersséries que a Escola Porto Alegre está realizando neste primeiro trimestre de 2009. A ideia é trabalhar as mudanças da ortografia da nossa língua, mas na verdade é um grande mote para trabalhar: a História da língua e da colonização; a Geografia dos países de língua portuguesa e dos que nos influenciaram linguisticamente; as Ciências trazidas pelos açorianos, africanos, europeus e a sabedoria indígena; a linguagem Matemática, que foi influenciada por nossa língua-mãe, o Latim; a Literatura dos povos que colonizaram o Brasil; as lendas indígenas e africanas; as danças açorianas e portuguesas na Educação Física, e vários outros temas transversais. Em breve, vamos postar o projeto na íntegra e algumas fotos. A culminância do projeto será no dia 6 de junho de 2009, com mostra de tudo que foi produzido à comunidade escolar.

Navegar é preciso: História da Língua Portuguesa

EEEF. Porto Alegre- Língua Portuguesa – Profa. Luciana Soares
HISTÓRIA DA LÍNGUA PORTUGUESA

1.De onde veio a língua portuguesa?
Veio do Latim.


2.E o Latim, veio de onde?
O Latim veio de um pequeno grupo de línguas chamadas “Itálicas”, línguas que eram faladas onde hoje é a Europa. O Latim se espalhou na época do Império Romano, que dominou diversos países da hoje Europa e impôs a língua latina. Milhares de línguas e culturas foram arrasadas por conta da sede de poder do Império Romano.


3.Como foi formada a língua portuguesa em Portugal?
O Império Romano dominou a Península Ibérica por muitos séculos, que é onde hoje ficam Portugal e Espanha. Antes dos romanos, os árabes dominaram Portugal por quase 2 séculos, por isso a língua portuguesa tem também a marca árabe. As palavras que começam em “al” vem dessa influência, tais como alface, almofada, alcaide, alfaiate, alcova, alcachofra, etc.


4.Como a Língua Portuguesa chegou ao Brasil?
Chega junto com os portugueses, em 1500, trazidos pelos marinheiros e criminosos (“degredados”) que vinham com Pedro Alvarez Cabral na expedição.

5.E aí todos começaram a falar Português?
Não, a língua portuguesa foi imposta aos nativos, aos milhares de índios que já viviam aqui há séculos. Estima-se que eram pelo menos 1,2 mil línguas indígenas. Hoje, só restam 181 línguas indígenas, e todas estão ameaçadas de desaparecerem devido à dominação do homem branco, que continua. No “Atlas Interativo de Línguas em Perigo no Mundo”, o Brasil fica em terceiro lugar no mundo entre os países com maior número de línguas ameaçadas de extinção. É bom saber que a cada língua que morre, é um povo inteiro que morre junto.
Na primeira fase da colonização, que durou cerca de 100 anos, criou-se uma língua que misturava o tupi com o guarani, e era falada por todos os que viviam nas colônias. Essa “língua geral” deixou várias palavras que são de origem tupi-guarani, tais como: abacaxi, Aracaju, buriti, caipira, caipora, capivara, catinga, cipó, coati, cupim, guri, Iracema, jacarandá, mandioca, mingau, moqueca, pipoca, piranha, tatu, xará, etc.

6.Então, por que não falamos tupi-guarani até hoje?
Em 1757, o primeiro-ministro português Marquês de Pombal proíbe a Língua Geral (tupi-guarani) nas colônias portuguesas do Brasil totalmente, e obriga todos a falarem o português. Era considerado criminoso quem falasse a Língua Geral.

7.E os negros? Falavam o que quando chegaram aqui?
A etnolinguista Yeda Pessoa de Castro, professora da Universidade do Estado da Bahia, observa que as cerca de 500 línguas faladas pelo grupo Banto na região central e sul da África foram as que mais influenciaram o português do Brasil. Ela estima que mais de 3 mil palavras acabaram incorporadas, entre elas samba, caçula, cachimbo, cochilar etc. Mas, para a pesquisadora, as línguas africanas no Brasil foram historicamente «desprezadas.» «Quais universidades se dedicam a pesquisas?», questiona. «São vistas como línguas que nem faladas eram. Parece que os 4 milhões de africanos trazidos para cá eram mudos.» Porém, sabemos que temos um enorme vocabulário que vêm das línguas africanas: axé, cafuné, congá, quitute, moleque, acarajé, farofa, quindim, canjica, senzala, quilombo, tanga, samba, berimbau, capoeira, camundongo, marimbondo, jiló, quiabo, cacunda, calombo, banguela, bunda, enfim, são muitas.

8. Com tanta língua misturada com o português, não era difícil ter uma gramática que unificasse a língua do país?
Sim, isso demorou. Somente em um acordo de 1943 entre Brasil e Portugal é que se fixam as regras que valem ainda hoje, e é a partir disso que o português realmente se consolida como a língua oficial do Brasil. Em 1971, houve uma pequena reforma também, que eliminou alguns acentos. Este novo acordo que vai começar a ser obrigatório em 2012 começou em 1990.

9.Quem assinou o acordo de 1990?
O Acordo de 1990 foi assinado pelos sete países denominados lusófonos (que têm o português como língua oficial). São eles: Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Giné-Bissau e Cabo Verde. O Timor Leste, que conseguiu sua independência em 2002, aderiu ao Acordo, passando a ser o oitavo país. Esses países juntos totalizam aproximadamente 237 milhões de habitantes, sendo o Brasil o maior deles, com 193 milhões de habitantes.

10.Para que servem esses acordos?
Serve, segundo a Academia Brasileira de Letras, que é a entidade que promove e negocia esses acordos, para unificar a língua portuguesa escrita, para podermos ler os livros dos países que falam a língua portuguesa sem dificuldades. E também serve para proteger a língua portuguesa. Unindo-se ao Brasil, os países menorzinhos que falam português não correm o risco de mudar suas línguas oficiais para outra mais forte, como o inglês, por exemplo.

11.O que vai mudar com esse acordo para nós, brasileiros?
Os estudiosos calculam que as mudanças giram em torno de 0,5% da língua escrita. É necessário observar que as mudanças são ORTOGRÁFICAS, e não fonológicas. Ninguém vai mudar o seu jeito de falar, só de escrever. As principais mudanças para nós são: o fim do trema, o fim do acento agudo e do acento circunflexo em alguns poucos casos, mudanças nas regras do hífen e nas conjugações verbais.

12. Então, se eu escrever “estréia” com acento em alguma prova ou concurso agora, vou ser prejudicado?
Não, isso só poderá acontecer a partir de 2012. Até lá, temos um período de adaptação, onde pode-se usar as duas formas. Até 2012, temos que ter todos os livros produzidos no Brasil já com as novas regras.

13. Quantas línguas são faladas hoje no Brasil?
Além da língua oficial, que é a língua portuguesa, há também cerca de 180 línguas indígenas. Há ainda as comunidades pequenas de falantes que imigraram para o Brasil há muitos anos, como as comunidades árabes, japonesas, italianas, alemãs, judaicas, polonesas, etc. Aqui no RS, temos comunidades italianas que falam línguas que nem existem mais na Itália, como o Talian, por exemplo. Só os colonos que vivem aqui falam essa língua. Estudiosos da Itália vêm para cá para recuperar algumas línguas mortas de lá, como esta. Conforme estudos, parece que há entre 25 e 30 línguas de imigração no Brasil. Somando tudo isso, no Brasil são faladas cerca de 210 línguas.

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA:
ILARI, Rodolfo. Linguística Românica. São Paulo: Ática, 2000.
TEYSSIER, Paul. História da Língua Portuguesa. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
O Estado de São Paulo, 4 de Junho de 2008 — 17/06/2008
http://cienciaecultura.bvs.br/pdf/cic/v57n2/a18v57n2.pdf
http://super.abril.com.br/superarquivo/2007/conteudo_519768.shtm
ZANOTTO, Normelio. A nova ortografia explicada. Caxias do Sul,RS: Educs, 2008.







Cerca Viva - triste episódio

No ano de 2007, a cerca da Escola Porto Alegre caiu e não havia verba para fazer uma nova. Detalhe: há 8 anos há um processo aberto na Secretaria da Educação para a construção de um muro. Porém, nada foi feito. A cerca caiu, saiu em diversos jornais, e a solução que encontramos foi os professores se revezarem no recreio das crianças pequenas formando uma Cerca Viva, pela segurança dos pequenos. No final de 2007, construímos outra cerca com a verba do CPM. Porém, o cercamento da escola continua sendo um problema, pois frequentemente a cerca é danificada. O muro ainda é esperado por toda a comunidade.

Passeio ao PORTO POESIA no Shopping Total - 71 e 72 de 2008










Passeio ao Parque TUPÃ - turma 71 de 2008