PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA - EPA 2009 - Filme "Besouro"


No dia 16 de novembro, fomos ver o filme "Besouro" no cinema. Levamos as turmas de sexta à oitava série, devidamente autorizados pelos responsáveis. O filme aborda várias questões importantes no debate e formação da Consciência Negra: religião afro, capoeira, luta por direitos dos negros, o papel da mulher negra, a situação dos negros logo após a abolição, etc...e, é claro, conta a história de uma grande referência da luta negra: o lendário guerreiro Besouro Magangá. É um lindo filme!

Releituras de imagens - Projeto Consciência Negra



A professora Íris Dornelles trabalhou com as turmas 61, 71 e 72 a releitura de imagens africanas e ligadas à Consciência Negra, e nos alegra com um painel colorido e cheio de mensagens importantes, tiradas dos provérbios africanos. Lindas obras!

Se você quiser olhar uma por uma e ler as mensagens, clique em cima dos slides, vai abrir o Picasa na web e você pode olhar uma por uma e ainda salvar em seu computador.

Visita ao Zoo - 2009 - com som!

No dia 6 de novembro de 2009, as turmas do Jardim da manhã (Profa. Jaqueline) e e do Jardim da tarde (Profa. Ana Lúcia), o primeiro e o segundo ano (Profa. Tânia), as turmas 21A e 22A, da profa Rosa, a turma 23 A (Profa. Vânia), a 31A (Profa. Lissandra), a 32A (Profa. Taís), a 31B e a 32B (Profa. Terezinha) e a turma 41 (Profa. Ana Jandira), além da presença da vice-diretora Jussara Cecchinni, foram visitar o Jardim Zoológico de Sapucaia.

A visita, além de superdivertida, serviu de base para os projetos das Séries Iniciais para o mês da Consciência Negra. O Projeto enfatiza a valorização do continente Africano. Um dos aspectos do berço da humanidade é a sua natureza exuberante. No passeio, os pequeninos conheceram de perto o elefante, a girafa, o leão e a zebra.

PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA




Bonequinhos para imprimir, colorir e vestir. Copiem à vontade!

Eleição para diretor - dia 28 de outubro de 2009



No dia 28 de outubro, foi eleita a gestão da EEEF Porto Alegre dos anos 2010-2012. Houve somente uma chapa inscrita, que alcançou o quórum necessário para assumir o desafio. A nova direção é composta por:
Diretora: Professora Jussara Cecchinni
Vices: Professora Taís Trindade e Professora Luciana Soares


No dia 28 de outubro, na aula de Inglês da turma 51, a Renata, nossa querida ex-monitora, deu uma palestra sobre sua viagem de trabalho aos Estados Unidos. Ela trabalhou em um acampamento de férias para crianças, em uma pequena cidade do interior. Ela nos contou que os americanos são extremamente patriotas e valorizam muito sua própria história e cultura, porém, conhecem muito pouco dos demais países. Ela conta que foi perguntada se morava em uma casa na árvore, na floresta...Também falou da comida, muito calórica e pesada, que os americanos comem de manhã à noite. Não é à toa que é o país mais obeso do mundo...
Renata também foi a Nova Iorque, e lá conheceu vários pontos turísticos, que mostrou aos alunos. Obrigada, Renata, pelo relato tão rico!