História da Escola Porto Alegre

MEMORIAL DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PORTO ALEGRE
Histórico:
A Escola Estadual de Ensino Fundamental Porto Alegre localiza-se na rua João Dallegrave nº 130, atual rua Máximo Coghetto, no Bairro Morro Santana, distante aproximadamente 12 km do centro da cidade. É uma instituição de ensino pública mantida pelo poder estadual que foi criada através do decreto n.º 21157, de 16 de junho de 1971. Sua construção foi realizada juntamente com a Vila Estrutural, pela empresa Estrutural Engenharia Ltda.
Em virtude da Lei 2.706 (que trata da construção de conjuntos residenciais) no ano de 1970 a empresa Estrutural Engenharia Ltda. fez a entrega à Secretaria de Educação e Cultura do Estado de um prédio de alvenaria com área construída de 669,81 m², destinado à escola. Neste prédio encontravam-se oito salas de aula, sanitário masculino, sanitário feminino, dependências administrativas, sala de professores, biblioteca, cozinha e pátio coberto para recreação.
Em setembro de 1970 foram iniciadas as atividades docentes com a chegada das primeiras professoras. Sob a direção da professora Silnei Severo Spadoni, a nova Escola possuía, como primeiras turmas de alunos 3ª, 4ª e 5ª séries em apenas um turno de funcionamento.
Inicialmente a Escola chamava-se Grupo Escolar do Jardim Residencial Alto Petrópolis. Através do Decreto n.º 21692, de 12 de abril de 1972, a escola recebeu a denominação de Grupo Escolar Porto Alegre. (GEPA)
O nome Porto Alegre foi escolhido devido à uma razão simples, mas expressiva: o Morro Santana foi o berço da pequena povoação que daria origem à nossa cidade sorriso. Esta foi a justificativa que acompanhou o projeto de denominação da nossa Escola: por estar situada na região de origem de Porto Alegre. Além disso, a casa de Jerônimo de Ornelas fora construída no Morro Santana, onde esteve erguida até o ano de 1976 no local em que atualmente é a Praça Goldstein.
No ano de 1971 a professora Moema Fonte da Rosa assumiu a direção permanecendo até janeiro de 1975.
Em 1975 assumiu a direção a professora Rosa Maria Cruz de Bem. Nesta época a Escola contava com 24 professoras, 2 funcionárias e 500 alunos de 1ª à 5ª série. Foi implantado neste período o serviço de zeladoria com a finalidade de preservar a documentação oficial e a segurança da Escola. Iniciou-se o atendimento efetivo da Nutrição Escolar, foram implantados nesta gestão os Serviços de Supervisão Escolar e Orientação Educacional, Serviço de Audiovisual, Serviço de Saúde Escolar, Centro Cívico e Banco do Livro.
Para melhor atender os requisitos legais a data de aniversário desta Unidade de Ensino foi fixada em 16 de junho, data do seu decreto de criação. Em 1979 foi extinta a 5ª série por falta de corpo docente e os alunos , oriundos da 4 ª série, passaram a cursar a 5 ª série na Escola Estadual de 1º grau professor Alcides Cunha.
A Biblioteca foi fundada em 1972 no dia 24 de junho, tendo como patrono o Dr. Rebello Horta, médico pediatra com vários livros publicados. A responsável pela biblioteca, professora Leopoldina Muller Mattia, muito contribuiu para que esta instituição funcionasse. Em 1980 o CPM (Círculo de Pais e Mestres) em fase de reorganização, com a coordenação da professora Lúcia Matter Pacheco de Barros, recebeu da Secretaria de Educação e Cultura, vasto material como armários de aço e madeira, máquinas de escrever, material de Educação Física, fogão semi - industrial, refrigerador comercial, equipamento para refeitório, biblioteca e a secretaria.
Segundo a Portaria nº 63977 de 9 de dezembro de 1981, nos termos da Resolução nº 122/76 do CEED, o Grupo Escolar Porto Alegre passou por uma reorganização passando a designar-se ESCOLA ESTADUAL DE 1º GRAU INCOMPLETO PORTO ALEGRE, podendo o ensino de 1º grau ser completado na Escola Estadual de 1º grau Professor Alcides Cunha.
Em agosto de 2001 foi inaugurado o prédio novo, durante a direção da professora Maria Cristina Zubaran, eleita no ano 2000. Neste ano também se iniciou a ampliação do Ensino Fundamental com o início da 5ª série sendo que, nos anos seguintes, foram inseridas 6ª, 7ª e 8ª série, sendo que a primeira formatura foi realizada com orgulho, em dezembro do ano de 2003.
Nestes 37 anos de vida a Escola Porto Alegre acolheu mais de 19.000 alunos tendo oferecido o ensino fundamental à crianças e jovens que se tornaram advogados, médicos, engenheiros, administradores de empresas, jogadores de futebol, professores, enfermeiros, biólogos entre tantos outros trabalhadores.

0 comentários: